Wearable – identidade visionária
Por Aline Vecino
De algumas décadas para o tempo atual a palavra wearable tornou-se muito difundida e usual até no universo fashion. O termo é entendido por tecnologia vestível ou computação vestível. Como podemos fazer um paralelismo entre a moda, a joalheria e os geeks? A definição de tecnologia não é restrita apenas aos computadores e a inteligência artificial e muitas vezes a utilizamos sem entender o real significado. No dicionário encontramos a seguinte definição:
” Tratado das artes em geral.
2. Conjunto dos processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria.
3. Linguagem peculiar a um ramo determinado do conhecimento, teórico ou prático.
4. “Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral:”
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Pelo registro da própria história nós identificamos o que é a tecnologia e entendemos o porquê dela estar intimamente ligada a necessidades humanas. Os relatos mais emblemáticos são a descoberta do fogo, a escrita, a construção da roda e a energia elétrica etc. Até hoje estas descobertas antigas um dia já foram high tech naquela época e ainda continuam possibilitando um grande benefício às gerações seguintes. Nestes acontecimentos do desenvolvimento da humanidade observamos os primeiros dispositivos tecnológicos vestíveis, os relógios portáteis, as armaduras dos soldados usando casco de tartarugas e os próprios óculos. Este, no entanto, a primeira referência histórica encontra-se nos trechos do filósofo chinês Confúcio que viveu 500 anos antes de Cristo.
Outro fato curioso é que as pedras preciosas, cristal de rocha e os berilos eram cortados em camadas finas sendo utilizada como ferramenta rudimentar de correção ótica. Nas décadas 80 e 90 os aparelhos digitais ganharam popularidade.
A tecnologia wearable conquistou definitivamente o espaço no novo milênio.
A conectividade, a globalização e a quarta revolução industrial reforçam a tendência e o poder da *internet das coisas na esfera cultural e social. É nítido este processo nos acessórios e adornos. O uso do desenho digital, os protótipos, a modelagem 3D e até os aspecto virtual da malharia é visto em algumas formas em objetos com um ar futurístico.
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Neste contexto as grandes joalherias emprestam seu know-how e prestígio firmando permutas e parcerias interessantes ao redor do mundo para cobrir de luxo os dispositivos vestíveis. O desafio futuro para os designers é como integrar o wearable sem robotizar e engessar as joias neste emaranhado da inteligência artificial. É a eterna dualidade entre humano-máquina e as infinitas possibilidades nesta nova realidade.
Algumas parcerias famosas:
* Hermes e Apple. Ambas as marcas prezam e praticam a excelência quanto ao design.
* A fabricante de aparelhos de ginástica Polar lançou um dispositivo de registro de atividades corporais de pulso, chamado Polar Loop Crystal , em parceria com a Swarovski.O mercado de saúde digital é um dos mais inovadores neste quesito.
* Sony e Jack Vartanian. “Por mais high-tech que seja, um wearable também precisa ser fashion” Disse Jack Vartanian no lançamento do Smartband (relógio inteligente).
*Internet das coisas em inglês: Internet of Things, é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet.
*Os wearables, são usualmente traduzidos por “dispositivos vestíveis”. São tecnologias que se apresentam na forma de dispositivos iguais ou similares a peças de roupa ou equipamentos vestíveis, tais como relógios, pulseiras ou até mesmo óculos de realidade virtual.